A Bíblia prova que Domingo é o Dia do Senhor
As seitas dos Adventistas e Batistas do Sétimo Dia insistem que o sábado judeu ainda deve ser guardado, por conta de um trecho do Livro do Êxodo:
Êxodo 20:8-11 - "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou"
Muitos protestantes, mais especificamente os que pertencem a essas duas seitas, argumentam que ainda estamos vinculados a essa lei e que, portanto, os Católicos cometem pecado ao alterar o dia de descanso instituído por Deus. Nesse documento, ficará provado que a Bíblia nos ensina que o Dia do Senhor, com o Advento de Nosso Senhor Jesus Cristo, passa para o domingo.
1) Os 10 mandamentos
Existe uma diferença entre lei natural e lei cerimonial. As leis naturais, como "Não Matarás", estão inscritas no coração do homem. Não há possibilidade de Deus reverter o mandamento "Não Matarás", violando o próprio "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Daí que tais leis são vinculativas. Existe apenas um mandamento que difere dos outros nove, todos leis naturais. Esse mandamento é o que se refere ao descanso nos sábados. Tal mandamento se trata de uma lei cerimonial. Se Deus altera o "Não Matarás" para "Matarás o próximo", violaria as próprias leis. Agora, se altera o dia que devemos dedicá-lo a Ele, não vai contra nenhuma outra lei sua.
Leis como a da circuncisão, cerimonial, ou do sacrifício ritual de animais, também cerimonial, foram abolidas no Novo Testamento, com o Advento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo assim, Deus pode alterar as leis cerimoniais sem problema algum. Agora nos resta ver: o Dia do Senhor, de fato, foi transferido para o domingo?
2) O Novo Testamento prova que o Domingo é o Dia do Senhor
Atos 20:7 - "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite".
1 Coríntios 16:1-2 - "Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar".
Como vemos aqui, os Apóstolos celebravam a missa e reuniam-se no primeiro dia da semana, ou seja, Domingo. É por isso que São Paulo, na carta aos Colossenses, mostra que o descanso aos sábados, bem como outros costumes do Antigo Testamento, eram sombra do Novo Testamento:
Colossenses 2:16-17 - "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo".
3) Mesmo que a Bíblia não deixasse claro o que aqui foi exposto, Nosso Senhor Jesus Cristo conferiu o poder de promulgar isso à Igreja Católica:
Mateus 16:18-19 -"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
Mateus 18:17-18 — "E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu".
A Bíblia deixa claro que a Igreja instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo é a Igreja Católica. Clicando aqui você pode ver o documento que contém os detalhes dessa verdade.
Comentários
Postar um comentário